Novos contadores de eletricidade inteligentes

2019-06-17

O que são os contadores inteligentes?

A EDP distribuição estima que até 2022, todos os locais de consumo de eletricidade terão instalados os novos contadores inteligentes. Além de mais oferta para o consumidor, o crescimento do mercado livre de energia, bem como a maior concorrência entre empresas, levou à melhoria das instalações elétricas, mais concretamente, à mudança e instalação de novos equipamentos de medição de eletricidade consumida.

Como posso mudar para um contador inteligente?

O processo é simples: a distribuidora de energia envia uma carta ao consumidor, fazendo referência à data da alteração do contador.

Não é obrigatório a presença do cliente, no entanto, é sempre aconselhado que esteja. Este processo é aplicado a todos os consumidores das diferentes empresas de eletricidade do país. Uma das grandes vantagens destes novos contadores é pelo facto de transmitir as leituras reais à distância, ou seja, não é “obrigatório” enviar as leituras, caso o cliente não pretenda. Tem a particularidade, também, de “registar” onde e quando gasta mais eletricidade, permitindo poupar na conta da luz.

Além disto, sempre que seja necessário alterar a potência, a tarifa contrada ou do ciclo horário, estas ocorrerão de igual forma à distância. É de salientar que tanto a alteração de companhia de luz, como localizar possiveis avarias passarão a ser mais fáceis. Provavelmente existirá mais que um modelo de contador, no entanto, a distribuidora de energia já dispõe de um contador de última geração, onde as comunicações serão efetuadas através de uma ligação de internet.

Como pedir um contador inteligente?

Para qualquer questão relacionada com os novos contadores inteligente ou se pretende solicitar já o seu, contacte através do 808 100 100, sem custos para o cliente.