Informação - Rastreio do cancro da mama no concelho de Moura

2015-02-03

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai estar no concelho de Moura, de 9 de fevereiro a 31 de março, para realizar o rastreio do cancro da mama a mulheres com idades entre os 45 e os 69 anos.
A Câmara Municipal de Moura apoia esta iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, proporcionando ajuda logística à instalação da Unidade Móvel de Rastreio nos vários locais por onde a mesma vai passar. O município disponibilizará também o transporte das mulheres de Estrela e Póvoa de São Miguel para Amareleja, e das mulheres de Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador e Sobral da Adiça para Safara.
No concelho de Moura são convocadas, através de carta enviada pela LPCC, 2378 mulheres. No último rastreio houve uma participação de 61,97% do total de mulheres chamadas a realizar o rastreio.

Neste ano de 2015, a Unidade Móvel de Rastreio vai estar nas seguintes localidades do concelho de Moura:
De 9 a 16 de fevereiro – AMARELEJA, na delegação da Câmara Municipal de Moura (são abrangidas as mulheres de Póvoa de São Miguel, Estrela e Amareleja).
De 17 a 26 de fevereiro – SAFARA, na junta de freguesia (são abrangidas as mulheres de Safara, Santo Aleixo da Restauração, Santo Amador e Sobral da Adiça).
De 27 de fevereiro a 31 de março – MOURA, no Centro de Saúde (são abrangidas as mulheres da cidade de Moura).
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma organização não-governamental com objetivos direcionados para a problemática oncológica.
Nas atividades relativas à prevenção do cancro da mama, destaca-se, desde 1986, o Rastreio de Cancro da Mama que tem permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis. O rastreio é uma atividade preventiva cientificamente reconhecida e que consiste na realização de uma mamografia de dois em dois anos.
A Câmara Municipal de Moura apela à participação de todas as mulheres que forem convocadas para a realização do rastreio do cancro da mama, lembrando a importância do diagnóstico precoce desta doença, por forma a aumentar as probabilidades de cura.