Mandato 2017 - 2021 - Balanço 1º Ano

2018-11-01

O trabalho desenvolvido ao longo do primeiro ano do segundo mandato deste Executivo tem incidido sobretudo na continuidade do trabalho realizado, dando seguimento e melhorando paulatinamente as principais atividades realizadas no decorrer do último mandato, como por exemplo a Semana Cultural e as Animações de Verão que crescem a cada edição que passa.

Outra grande prioridade deste Executivo e que teve o seu inicio em janeiro de 2018, foi o lançamento de dois projetos o “Aldeia+Limpa” e o “Sobral Recicla” que têm como grande objetivo e no ceio da sua criação de uma maneira geral a preocupação com o ambiente. Podemos dizer que têm sido um verdadeiro sucesso.

Outro objetivo deste Executivo, apesar de não estar no nosso compromisso eleitoral para este primeiro ano de mandado e que se encontra parcialmente concretizado é a resolução de alguns processos administrativos de regularização de terrenos e habitações que oficialmente não são pertença da Junta de Freguesia e que só após o término destes processos poderão ter a resolução pretendida por este Executivo, como é o caso da atual Casa Mortuária que necessita de ser requalificada, mas nestas circunstancias não pode entrar em obra. Salientamos que já houveram grandes avanços nesta matéria e no que diz respeito ao projeto de requalificação, o mesmo está a ser executado pela CMM que tem sido um importante parceiro.

Não podemos deixar de referir que tal como aconteceu no último mandato, este primeiro ano fica também marcado por mais um ano de trabalho em parceria com a Câmara Municipal de Moura, nomeadamente no que toca ao cumprimento do acordo de delegação de competências e noutras matérias do interesse da população de Sobral da Adiça.

Apesar de todo este trabalho de parceria mencionado, não é menos importante referirmos que todos os anos as despesas aumentam e no lado das receitas essa tendência não se verifica. Apesar do Executivo Municipal ter aumentado aquilo a que chamamos de delegação de competências por um lado, situação que enaltecemos, por outro cortou cerca de 40% no Acordo de Cooperação o que traduzido em verba significa quase 12 000€ a menos no Orçamento da Freguesia, logo menos capacidade de fazer obra e outros investimentos.

Outra situação preocupante diz respeito à Zona de Caça Turística, na qual as despesas não se conseguem diminuir por ainda vigorarem os contratos assinados há uma década, mais uma vez no que diz respeito aos lucros, as receitas caíram abruptamente. Para os fregueses terem uma noção da realidade da caça na nossa Freguesia, as verbas arrecadadas na última época venatória provavelmente não chegam para colmatar as despesas, tudo irá depender dos pagamentos a efetuar aos proprietários dos terrenos da zona de caça até final do corrente ano. A situação dos pagamentos das terras nos próximos anos terá de ser renegociada e os valores a acordar terão de estar dentro da realidade da caça em 2018 e anos futuros, estamos certos que os proprietários estarão disponíveis para isso, pois conhecem a realidade que vivemos.

No entanto e apesar destas contrariedades todas, queremos salientar que acima de qualquer dificuldade trabalhamos para servir a população e cumprir com os nossos compromissos eleitorais. Sentimos que a população está ao nosso lado.

Uma última palavra para todo o Movimento Associativo que faz uma trabalho meritório de complementaridade da Junta de Freguesia e que poderá continuar a contar connosco na realização das mais diversas atividades.

Para finalizar não quero deixar passar esta oportunidade para deixar uma palavra de agradecimento e de reconhecimento aos outros dois membros do Executivo e a todos os trabalhadores da Junta de Freguesia pelo grande esforço, dedicação, humildade e lealdade, é de louvar como todos os dias vestem a camisola em prol da melhoria das condições de vida dos nossos fregueses.