Nota de Imprensa - Caminhos Rurais e Agrícolas

2019-08-08

No seguimento da nota de imprensa da Câmara Municipal de Moura de 6 de agosto de 2019 acerca do arranjo de caminhos rurais e agrícolas no concelho de Moura, na qual é referido que a Junta de Freguesia de Sobral da Adiça não sinalizou qualquer caminho para reparação, é importante esclarecer os fregueses de Sobral da Adiça e os munícipes do concelho de Moura,

• Em primeiro lugar importa clarificar que os caminhos rurais e agrícolas são da

responsabilidade das Juntas de Freguesia, sendo os caminhos municipais da responsabilidade das Câmaras Municipais, neste caso, da Câmara Municipal de Moura.

Não se deve colocar tudo dentro do mesmo saco, como fez o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Moura na referida nota de imprensa. Cada um deve sim, assumir as suas responsabilidades.

• Em segundo lugar importa mencionar como decorreu este processo:

A Câmara Municipal de Moura solicitou à Junta de Freguesia de Sobral da Adiça que realizasse um levantamento dos caminhos rurais que necessitavam de intervenção, situação que foi efetuada.

Foi-nos dito que a Câmara Municipal de Moura disponibilizava as máquinas e as Juntas de Freguesia teriam de pagar as horas aos manobradores das mesmas, processo que nos deixou bastantes dúvidas em termos legais.

De seguida o Presidente da Junta de Freguesia lembrou que a Câmara Municipal de Moura devia fazer intervenções nas estradas e caminhos municipais, que são da sua inteira responsabilidade e que se encontram num estado avançado de degradação.

No dia 18 de julho de 2019, tivemos uma reunião com a Câmara Municipal de Moura, na qual foi abordado o arranjo de caminhos rurais e agrícolas, tendo ficado acordado que não tendo a Câmara Municipal de Moura capacidade para responder aos arranjos dos arruamentos na freguesia de Sobral da Adiça, a Junta de Freguesia fará esses trabalhos e a Câmara Municipal de Moura irá arranjar as respetivas vias rurais e agrícolas.

A Junta de Freguesia de Sobral da Adiça agindo sempre de boa fé, já deu início aos trabalhos de arranjos dos arruamentos.

A Câmara Municipal de Moura na pessoa do seu presidente não pode emitir uma nota de imprensa nestes termos, pois a frase que refere é enganadora, sendo que, já existe um acordo entre as autarquias, como referido anteriormente.

Basta consultar as atas das sucessivas Assembleias Municipais para perceber que esta questão dos caminhos e estradas municipais e rurais é uma grande preocupação da Junta de Freguesia de Sobral da Adiça.

A Junta de Freguesia de Sobral da Adiça considera esta nota de imprensa da Câmara Municipal de Moura uma falsa verdade, com objetivos políticos de desacreditar o trabalho deste executivo da Freguesia de Sobral da Adiça.

A Junta de Freguesia de Sobral da Adiça saberá honrar os seus compromissos. Não pode é admitir que se crie esta desinformação nos seus fregueses e nos munícipes do concelho de Moura.