Junta de Freguesia
de Sobral da Adiça

Informação

 
Norma de Controle Interno
 
Fundo de Maneio e Fluxo de Caixa
 
Fundo de Maneio e Fluxo de Caixa
 
Sobral Recicla
 
Aldeia+Limpa
 
Adiça+
 
Obras em Curso
 
Contratação Pública
 
Contrato

Informação

Obras

Caiados e Pinturas 2021- 4ª Fase

2021-08-29

Na quarta e quinta semana em que estamos a realizar os caiados e pinturas dos espaços públicos da Freguesia, os trabalhos desenvolveram-se nos sanitários do Espaço Multiusos José Frederico Vaz Pontes, Largo do Mercado e zonas adjacentes, Parque Infantil e Jardim que fica na confluência das ruas da Várzea, Longa e Flores.

Continuamos a trabalhar diariamente para que a nossa Freguesia esteja cada vez melhor e mais aprazível. 


Com o objetivo de melhorar as condições oferecidas no Mercado da Freguesia, a Junta de Freguesia procedeu à colocação de seis tomadas, uma em cada bancada, para melhorar as condições de trabalho dos comerciantes que escolhem o nosso mercado para venderem os seus produtos.

De referir que o mesmo se encontra vedado, mas existe uma porta para os utilizadores que necessitem de retirar água do mesmo.

 Com estes melhoramentos e arranjos, pretendemos o embelezamento do poço e de toda a sua área envolvente, bem como garantir e melhorar as condições de segurança a toda a população.

Realizamos também pinturas no muro da rua rocio da tenda, como forma de preservação do mesmo e embelezando ao mesmo tempo esta artéria da nossa freguesia.

Com esta intervenção além da conservação, pretendemos melhorar as condições de mobilidade da população e das viaturas que diariamente circulam na nossa freguesia.

 

Procedemos igualmente à plantação de flores por vários espaços do parque, melhorando e semeando mais relva.

Com estas duas intervenções acreditamos que conseguimos melhorar as condições no parque de merendas, para que todos os visitantes possam desfrutar deste com maior comodidade e segurança.

Estes equipamentos podem ser encontrados, desde já distribuídos pela totalidade da área da Zona de Caça, constituindo um meio de grande importância para colmatar as necessidades hídricas que se fazem sentir, essencialmente, na época estival.

Efetivamente, as características geológicas e edáficas de grande parte da zona de caça, aliados à fraca precipitação que se faz sentir durante parte do ano, não permitem que haja uma abundância significativa de pontos de água naturais, pelo que a instalação de bebedouros constitui uma solução da maior importância.

A Associação de Caçadores, procede regularmente à distribuição de alimento, junto aos pontos de água existentes, de forma a colmatar a falta desse mesmo alimento em grandes partes do ano.

As intervenções centraram-se na reabilitação da porta lateral da sala, na construção de duas novas portas e na pintura de todo o prédio.

Este ano à semelhança dos dois anteriores, também ajudamos as festeiras da pinha contribuindo com a apanha da verdura, para posterior embelezamento das referidas coletividades.

Com o término destes a nossa terra encontra-se ainda mais embelezada e "branquinha" , para receber todos os nossos conterrâneos e visitantes, que por cá estão no decorrer das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Ó.

Face às frequentes cheias na Ribeira da Perna Seca, que em 1997 e em 2009 causaram estragos elevados no Sobral da Adiça, a Câmara de Moura decidiu, no final desse último ano, fazer uma intervenção para regularizar o caudal da ribeira. Sem apoio de organismos estatais, a autarquia assumiu todos os custos.
Os trabalhos de regularização da Ribeira da Perna Seca, em Sobral da Adiça, tiveram início em 2011. 
Em finais de 2013, o essencial da regularização do leito da linha de água estava feito e não houve mais cheias desde então. As obras, contudo, foram interrompidas, por dificuldades financeiras da empresa a quem foi adjudicada a empreitada. Foram investidos mais de 1 milhão e 500 mil euros nessa fase da obra, inteiramente assumidos pela Câmara de Moura.
Depois de um processo moroso devido à insolvência da empresa, a autarquia adjudicou, em agosto de 2016, a outro empreiteiro, os trabalhos de conclusão da obra, no valor de cerca de 120 mil euros, para finalização dos trabalhos e para realização do projeto de Enquadramento Paisagístico da Ribeira da Perna Seca, projeto proposto pela Junta de Freguesia à Câmara Municipal de Moura. 
Relativamente à anterior fase, foram agora concluídas as ligações definitivas das redes de águas, colocaram-se as guardas das pontes e fez-se a sua pavimentação e, em termos paisagísticos, procedeu-se à implantação de uma zona de lazer.

Cada vez mais o Espaço Multiusos vai ficando melhorado, encontramo-nos igualmente a construir os sanitários.


Mais Obras


© Junta de Freguesia do Sobral da Adiça
2013-2019
geral@jf-sobraladica.pt

Agenda

 
Galeria de Fotos
VII Semana Cultural

facebook

Boletim
Livro de Visitas